sexta-feira, 28 de maio de 2010

PLANO DE AÇÃO
E.M. "Isidoro Boucault (Dr.)"
professoras Ana Lúcia e Ciomara

AONDE CHEGAR?
Língua Portuguesa:
* Na leitura de textos de diferentes gêneros.
* Na compreensão do sentido nas mensagens orais e escritas.
Ciências Naturais e Sociais:
* No desenvolvimento de atitudes responsáveis de cuidado consigo próprio e com o ambiente em que vive.
* Na identificação de componentes bióticos e abióticos que determinam as características específicas nos diferentes ambientes na paisagem local.

COMO CHEGAR? E O QUE FAZER PARA CHEGAR?
A professora utilizará o vídeo “CHUÁ CHUÁGUA”, faixa 2, com o tema “Chove chuva!” (estados físicos e poluição). Realizará com os alunos a experiência proposta pelo vídeo, para provar que a água circula em todos os seres vivos, ou seja, plantas, animais e seres humanos. Para realizar a experiência utilize rosa branca, anilina azul e água. No CEDIC, os alunos apreciarão e cantarão a música “Planeta Água”. A professora deverá chamar a atenção dos alunos para questões como:
- Quem é o autor da música?
- A qual estilo musical ela pertence?
- Por que o autor explorou esse tema?
Permita que os alunos explicitem as suas impressões, interpretações. Para complementar a atividade a professora poderá expor aos alunos a interpretação da letra da música.
Em sala de aula, com a letra da música em mãos, os alunos realizarão a leitura silenciosa e pesquisarão as palavras desconhecidas, trocando-as por sinônimos.
Ao final, em grupo, os alunos elaborarão boletins informativos que promovam o consumo consciente e o combate ao desperdício de água.
Sugestão: Fotografar todas as etapas do trabalho desenvolvido com os alunos e organizar uma exposição.

AO CHEGAR FAZ NECESSÁRIO SABER SE...
Língua Portuguesa:
Observar se compreenderam o sentido global da música. Isto pode ocorrer no momento em que os alunos estão expondo suas interpretações. Poderá ser feito um registro por meio das tabulações das informações.
Ciências Naturais e Sociais:
Perceber se reconhece as relações de dependência entre os seres vivos e destes com os demais componentes do ambiente. Isto será percebido no feitio dos boletins informativos.
Ao longo da semana perceber se reconhecem e demonstram atitudes responsáveis na conservação do ambiente e da espécie, inerentes à formação do cidadão. Isto será percebido em momentos da escovação de dente, lavagem das mãos, uso consciente da descarga e em conversas sobre o convívio familiar.
Obs.: Outras áreas de conhecimento poderiam ser trabalhadas como a Matemática no tocante ao eixo grandezas e medidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário