terça-feira, 15 de junho de 2010

REUNIÃO
16 de junho de 2010
- das 8h às 12h e das 14h às 17h -

PAUTA
OFICINA
“Capacitação de multiplicadores na utilização da cultura da brincadeira como estratégia didática”

1. Conteúdo programático:
- Conceituação de cultura, folclore, tradição.
- Elementos étnicos, influências lusitanas, ameríndias e africanas do brincar, do brinquedo e da brincadeira.
2. Metodologia participativa:
- Brincadeiras propriamente ditas: cantigas de roda, brincadeiras cantadas, acalantos, parlendas, canções cumulativas, canções seriadas, cantigas de verso, adivinhações.
- Brincadeiras de grupo (jogos gráficos, competitivos de rua).
- Incentivo ao resgate da brincadeira localizada.

Este projeto é chancelado pela UNESCO e pela UNICEF. Prêmio Cultura Viva 2007/2008. Prêmio Ludicidade Pontinhos de Cultura – Espaço Brincar em 2009 – MINC. Reconhecimento do Prêmio: Rodrigo Melo Franco de Andrade – Categoria”Educação Patrimonial” através do IPHAN e Prêmio Tecnologia Social replicável – Fundação Banco do Brasil 2009.

Parcerias com Secretarias de educação de 32 cidades do interior da Bahia, Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, Secretaria da Fazenda, Rede Wal-Mart Brasil, Ministério da Cultura, Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Conselho Municipal de Assistência Social e Associação Viva e Deixe Viver.

PALESTRANTE: Nair Spínelli Lauria (Nairzinha)
Cantora, compositora e pesquisadora do folclore infantil há mais de 40 anos, mais de 200 composições e cerca de 35.000 cópias vendidas de seus trabalhos. O interesse de Nairzinha pelo patrimônio imaterial do seu país, remonta para sua infância povoada pelos personagens de Monteirio Lobato, das histórias de Pedro Malazartes, contadas pela sua babá Dedeca e brincadeiras de roda da Praça da Piedade. Sua paixão pelo folclore infantil vem da “Hora da Criança”, projeto de arte e educação onde sofreu a influência do professor Adroaldo Ribeiro Costa e o Maestro Agenor Gomes.
Em Junho de 1998, recebe da família de Esther Pedreira de Cerqueira (grande pesquisadora do folclore baiano, autora do Folclore Musical da Bahia) seu acervo, com a responsabilidade de devolvê-lo às crianças do Brasil realizando o sonho da pesquisadora.
Em 2009, recebeu o Prêmio “Cidadã Voluntária do ano” promovido pela Câmara Municipal de Salvador devido ao honroso trabalho social de arte e educação que vem desenvolvendo na Associação Sons do Bem – realizadora do Programa Cirando Brasil.
“ Quero que chegue ao futuro os ecos da minha infância”
Esther Pedreira Cerqueira

Equipe Técnica de Capacitação:
Palestrante- Nair Spínelli Lauria
Assessora Pedagógica - Profª Mestre Teresinha de Fátima Perin
Músicos - Alex Carlyle, Fabrício Rios e Ronaldo Oliveira
Instrutores das Cantigas de Roda e Brincadeiras – Fernanda Lauria, Edílson Ramos, Daniela Lima, Saionara Bonfim e Joselice Miranda
Contatos: www.sonsdobem@sonsdobeem.org.br e www.nairzinha.cpm.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário