quarta-feira, 23 de junho de 2010

Meninas e menino!

Nosso último encontro do dia 16 de junho foi um grande sucesso!
Tivemos a oportunidade de conhecer a Nairzinha e parte da sua equipe, Ed e Fernanda, que vieram lá da Bahia para nos presentear com a sua presença.


Nairzinha conseguiu resgatar nossa infância e deixou um gostinho de saudade. Ela lembrou que dentro de cada um de nós existe um patrimônio imaterial riquíssimo prontinho para ser partilhado com nossos alunos. Por meio das brincadeiras, das cantigas de roda, das adivinhações resgatamos valores hoje tão esquecidos de forma lúdica e acessível a todos.
Vimos que nosso país foi construído por várias mãos e que a formação de nosso povo sofreu influência lusitana, ameríndia e africana. Essas influências estão presentes em todos nós brasileiros e fazem parte do nosso cotidiano.
Retirar das “prateleiras” da nossa infância esses conhecimentos fez com que nosso encontro ficasse recheado de momentos emocionantes.
Valeu à pena!
Não deixem de ver as fotos (slides, barra esquerda) !!!
Um abraço carinhoso,
Equipe da Divisão de Orientação Pedagógica

terça-feira, 15 de junho de 2010

REUNIÃO
16 de junho de 2010
- das 8h às 12h e das 14h às 17h -

PAUTA
OFICINA
“Capacitação de multiplicadores na utilização da cultura da brincadeira como estratégia didática”

1. Conteúdo programático:
- Conceituação de cultura, folclore, tradição.
- Elementos étnicos, influências lusitanas, ameríndias e africanas do brincar, do brinquedo e da brincadeira.
2. Metodologia participativa:
- Brincadeiras propriamente ditas: cantigas de roda, brincadeiras cantadas, acalantos, parlendas, canções cumulativas, canções seriadas, cantigas de verso, adivinhações.
- Brincadeiras de grupo (jogos gráficos, competitivos de rua).
- Incentivo ao resgate da brincadeira localizada.

Este projeto é chancelado pela UNESCO e pela UNICEF. Prêmio Cultura Viva 2007/2008. Prêmio Ludicidade Pontinhos de Cultura – Espaço Brincar em 2009 – MINC. Reconhecimento do Prêmio: Rodrigo Melo Franco de Andrade – Categoria”Educação Patrimonial” através do IPHAN e Prêmio Tecnologia Social replicável – Fundação Banco do Brasil 2009.

Parcerias com Secretarias de educação de 32 cidades do interior da Bahia, Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, Secretaria da Fazenda, Rede Wal-Mart Brasil, Ministério da Cultura, Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Conselho Municipal de Assistência Social e Associação Viva e Deixe Viver.

PALESTRANTE: Nair Spínelli Lauria (Nairzinha)
Cantora, compositora e pesquisadora do folclore infantil há mais de 40 anos, mais de 200 composições e cerca de 35.000 cópias vendidas de seus trabalhos. O interesse de Nairzinha pelo patrimônio imaterial do seu país, remonta para sua infância povoada pelos personagens de Monteirio Lobato, das histórias de Pedro Malazartes, contadas pela sua babá Dedeca e brincadeiras de roda da Praça da Piedade. Sua paixão pelo folclore infantil vem da “Hora da Criança”, projeto de arte e educação onde sofreu a influência do professor Adroaldo Ribeiro Costa e o Maestro Agenor Gomes.
Em Junho de 1998, recebe da família de Esther Pedreira de Cerqueira (grande pesquisadora do folclore baiano, autora do Folclore Musical da Bahia) seu acervo, com a responsabilidade de devolvê-lo às crianças do Brasil realizando o sonho da pesquisadora.
Em 2009, recebeu o Prêmio “Cidadã Voluntária do ano” promovido pela Câmara Municipal de Salvador devido ao honroso trabalho social de arte e educação que vem desenvolvendo na Associação Sons do Bem – realizadora do Programa Cirando Brasil.
“ Quero que chegue ao futuro os ecos da minha infância”
Esther Pedreira Cerqueira

Equipe Técnica de Capacitação:
Palestrante- Nair Spínelli Lauria
Assessora Pedagógica - Profª Mestre Teresinha de Fátima Perin
Músicos - Alex Carlyle, Fabrício Rios e Ronaldo Oliveira
Instrutores das Cantigas de Roda e Brincadeiras – Fernanda Lauria, Edílson Ramos, Daniela Lima, Saionara Bonfim e Joselice Miranda
Contatos: www.sonsdobem@sonsdobeem.org.br e www.nairzinha.cpm.br